terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Al Qaeda convoca ataque a Israel

colaboração para a Folha Online

O Egito divulgou nesta terça-feira uma proposta de cessar-fogo imediato entre israelenses e palestinos na faixa de Gaza, informou o jornal "Hareetz". Desde o início da ofensiva israelense, em 27 de dezembro, ao menos 550 palestinos morreram e 2.500 ficaram feridos.

"O presidente [do Egito, Hosni] Mubarak convidou o lado israelense para discutir a questão da segurança nas fronteiras imediatamente", informou o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que esteve hoje no encontro para discutir a situação do conflito.

Hoje, a explosão de uma escola em um centro de refugiados em Gaza matou ao menos 40 pessoas. Após o ataque, Sarkozy fez uma declaração de repúdio ao ocorrido e reafirmou a necessidade de um cessar-fogo.

"Fontes em Jerusalém confirmaram hoje que Sarkozy apresentou a proposta de trégua ao primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert. O presidente francês, que está envolvido nas negociações, sugeriu na segunda-feira a entrada da comunidade internacional na fronteira com o Egito", informou o jornal.

Amos Ben Gershom/Reuters

Ehud Olmert faz visita a soldado ferido em hospital acompanhado de perto pela mídia
Segundo o "Hareetz", a França teria proposto ao Egito uma intervenção naval nos próximos dias.

"Estou convencido que temos soluções e que não estamos distantes deles. Nós precisamos de pequenos ajustes para conseguirmos chegar na direção certa", disse Sarkozy à imprensa, durante visitante de ativistas de paz franceses no sul do Líbano.


Árabes

Um dos membros da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahri, pediu hoje para a comunidade muçulmana atacar Israel. A declaração foi concedida em uma rede de televisão local juntamente com o pedido de outros líderes muçulmanos.

"Um site da Arábia Saudita informou na semana passada que um popular clérigo pediu que os muçulmanos defendam os seus interesses e que avancem a ofensiva de ataque na faixa de Gaza", informou o jornal.

Segundo o "Hareetz", o líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, divulgou um decreto religioso aos muçulmanos de todo o mundo para se defender dos ataques contra os palestinos em Gaza.

"Todos os combatentes palestinos e toda a comunidade islâmica no mundo estão obrigados a defender a suas mulheres, as sua crianças e a população de Gaza. Quem for morto em legítima defesa será considerado um mártir", disse Khamenei em uma declaração a rede de TV pública.

FONTE : http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u486944.shtml

Nenhum comentário: